Alto desempenho escolar: um sonho ou um direito?

Alto desempenho escolar: um sonho ou um direito?

O alto desempenho escolar é fruto de um trabalho conjunto entre escola, família e aluno

E o fracasso escolar, responsabilidade de todos também!

É relativamente comum encontrarmos uma separação entre os papéis da escola e da família na educação de um aluno. É como se cada parte tivesse suas responsabilidades isoladamente e, a cada dificuldade, pudéssemos definir quem foi “negligente” na relação.

Dúvidas? Então a culpa é do aluno que não prestou atenção na aula, que não fez as tarefas, que não estudou, dormiu, enfim… que não se esforçou.

Mas como podemos separar algo que se refere a um ser único, indivisível?

A criança ou o adolescente se desenvolvem de forma integral.

Suas experiências de vida compõem seu aprendizado e ajudam a estruturar quem são. Por isso, o que vivem na escola, afeta suas relações em casa e vice-versa.

Muitas vezes, ele leva a escola para casa e traz consigo um pouco da realidade familiar para dentro da escola também . Não dá para separar, tudo acontece junto e, de uma forma ou de outra, as experiências se misturam.

Além disso, crianças e adolescentes não estão totalmente formados, prontos para caminhar sozinhos. Precisam do nosso apoio, da nossa ajuda, do nosso DIRECIONAMENTO. Tanto para a vida, quanto para os estudos.

Para se desenvolver na escola, precisam de acompanhamento, precisam de desafios que os façam acreditar, avançar, evoluir.

Porém, para que isso aconteça, precisam de MOTIVAÇÃO. Precisam encontrar SENTIDO no que vivem, no que estudam, no que aprendem.

Precisam ter respostas para suas perguntas: “POR QUE PRECISO APRENDER ISSO?”.

Precisam ter tutores que os estimulem a QUERER saber mais.

Alto desempenho escolar é um direito de todos

Precisam de inspiração para perceber que ainda há muita coisa boa no caminho, que VALE A PENA CRESCER e que objetivos se alcançam com DEDICAÇÃO, ESFORÇO, com suor!

Precisam se CONHECER para ter objetivos, para SONHAR, se SUPERAR, para SEGUIR ADIANTE e aí, então, sonhar de novo, se superar mais uma vez e crescer e crescer e crescer.

O ALTO DESEMPENHO ESCOLAR não é um sonho utópico. O alto desempenho escolar é um DIREITO de todos!

Subestimar um aluno, subutilizar seu potencial de desenvolvimento é quase um desrespeito a tudo o que ele pode se tornar no futuro.

E ouvi-lo atentamente, respeitá-lo e permitir que ele mesmo faça suas escolhas é a porta que conduz a esse caminho.

Educar não é deixar seguir. Educar não é delegar. Educar não é dividir responsabilidades.

Educar é somar forças, unir experiências, agregar a partir de diferenças. Educar é completar!

Por isso, educar não é uma ação divisível e nem uma missão que se desenvolve sozinho.

Educar é responsabilidade de todos! Não é a toa que existe o provérbio: “É necessária uma aldeia inteira para educar uma criança.”