Case Colégio São Rafael

Case Colégio São Rafael

Colégio São Rafael: conheça mais um de nossos cases de sucesso!

O Colégio São Rafael, em Pindamonhangaba, oferece ensino desde a educação infantil até fundamental I para cerca de 94 alunos. Em 2016, o Colégio tornou-se parceiro da LUDIE com o desafio de realizar um projeto que integrasse todas as séries e trabalhasse as emoções dentro das necessidades de cada faixa etária.

Soluções

Ao longo do programa foram desenvolvidas diversas ferramentas para auxiliar os alunos em sua construção socioemocional como, por exemplo, um Emocionômetro, uma espécie de termômetro que está sempre à disposição dos alunos para que eles possam identificar e trabalhar seus sentimentos.

Outro material utilizado, esse com alunos da educação infantil, é a garrafa com glitter, artifício muito eficiente para trabalhar a atenção, concentração e calma.

Integração desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental

Ao longo de 2018 foi proposto que cada turma desenvolvesse projetos de habilidades socioemocionais com a ajuda da equipe LUDIE. Importância da amizade, como vencer medos e como agir quando determinado sentimento surge foram alguns dos temas trabalhados. Com os materiais preparados pela equipe do colégio, os alunos produziram trabalhos manuais para mostrar as diferentes emoções que sentem em determinadas situações de suas vidas.

Envolvimento da família

Para demonstrar o resultado prático do desenvolvimento da Inteligência Emocional com crianças, bem como o trabalho da LUDIE para as escolas, o Colégio São Rafael convidou os pais para uma exposição de todos os trabalhos dos alunos. No evento estiveram a psicóloga que acompanha o colégio, e a coordenadora da LUDIE, Gabriela Gissi, que juntas dedicaram o tempo para tirar dúvidas dos pais e apresentar os benefícios a longo prazo do desenvolvimento socioemocional.

E o resultado não poderia ter sido melhor: as crianças ficaram animadas em apresentar suas atividades aos pais, que, por sua vez, puderam ver a aplicação prática do trabalho realizado pela LUDIE no Colégio São Rafael.

Veja as fotos da exposição na galeria abaixo:

Este slideshow necessita de JavaScript.