Habilidades socioemocionais podem ser aprendidas

Habilidades socioemocionais podem ser aprendidas

As habilidades socioemocionais são o ponto central da formação do ser humano do século 21

Desde o início da infância, as pessoas aprendem um conjunto de comportamentos que são utilizados nas diferentes interações sociais.

Quando esses comportamentos mantêm ou aumentam os vínculos entre as pessoas, chamamos de habilidades sociais (HS).

Atualmente, essas habilidades são muito mais valorizadas, tanto pela sociedade, quanto pelo mercado de trabalho.

Não importa a área em que atuem, as empresas modernas exigem dos profissionais bom relacionamento em equipe, liderança, empatia, respeito, comunicação assertiva, entre outras habilidades.

As crianças pequenas frequentemente são ensinadas a manifestarem as habilidades socioemocionais chamadas de civilidade: dizer “por favor”, “obrigado”, pedir licença para entrar em uma situação ou conversa, resolver conflitos interpessoais utilizando o diálogo e a busca de compreensão da situação e do outro, entre outras.

A literatura tem evidenciado que as habilidades socioemocionais são aprendidas nas interações sociais – e que os educadores (pais e professores) devem intencionalmente buscar desenvolvê-las desde a primeira infância e, principalmente, na adolescência.

Diferentes demandas interpessoais vão acontecer ao longo da vida

Na educação infantil, observa-se o início da comunicação; a nomeação dos objetos; expressar agrado e desagrado; fazer pedido; emprestar o brinquedo; expressar alegria ou tristeza; etc.

No final da educação infantil e início do ensino fundamental, as habilidades de comunicação e outras habilidades socioemocionais vão sendo requeridas de forma mais elaborada.

A criança não só precisa conseguir reconhecer e expressar alegria, tristeza, raiva, dor, como também terá que pedir para entrar na brincadeira, dizer ao amigo o que gostou e o que não gostou… também terá que desenvolver as habilidades acadêmicas de fazer pergunta, expressar opinião, aceitar as ideias dos colegas, trabalhar em grupo, etc.

Na adolescência, os desafios interpessoais de estar em grupo, ter amigos e estabelecer relacionamentos afetivos.

E assim, sucessivamente, nas outras etapas do ciclo de desenvolvimento humano, diferentes situações vão demandar habilidades socioemocionais que poderão ser aprendidas desde a primeira infância e poderão ser aprimoradas, desde que os diferentes educadores estejam atentos e dispostos a se envolver nessa formação.

Desta forma, a família e os demais educadores, nos diferentes espaços escolares e não escolares, vão assumir um importante papel de ensinar essas habilidades socioemocionais a crianças e jovens para que eles consigam conviver na sociedade de forma autônoma, proativa e ética.

Com o apoio técnico de psicólogos, a LUDIE desenvolveu um programa de desenvolvimento das habilidades socioemocionais que habilita esses agentes educativos a proporcionar aos estudantes ferramentas que os ajudarão a lidar com as demandas da vida moderna – diminuindo, inclusive, casos de depressão e outros problemas psicológicos na adolescência e vida adulta.

Conheça mais sobre nosso programa e o que ele pode fazer pelas suas crianças!

Fonte: Gazeta do Povo