NOSSA PARCERIA COM AS ESCOLAS

Compartilhamos da crença de que a vivência escolar – e não só o conteúdo que se aprende em sala de aula – é fundamental na formação de pessoas prontas para a vida, capazes de compreender a si mesmas e ao mundo. A partir dessa vivência, que abarca as competências socioemocionais, contribuímos para que nossos alunos sejam protagonistas de suas escolhas.

A LUDIE é parceira das escolas nessa jornada! Ajudamos as escolas e seus gestores a integrarem em seus currículos algo cada vez mais demandado por todos: a inteligência socioemocional, ingrediente crucial para formar indivíduos bem-resolvidos emocionalmente, com flexibilidade para se adaptar às transformações cada vez mais velozes do mundo e da vida.

  • Programa adaptável à realidade da escola
  • Enriquece o currículo pedagógico
  • Constrói um diferencial frente à concorrência
  • Melhora comportamental dos alunos
  • Auxilia no diálogo escola-família
  • Fortalece a relação escola-professor
  • Formação contínua de professores e equipe escolar
  • Consultoria remota de psicologia escolar
  • Psicólogo na escola e apoio de equipe multidisciplinar
  • Mais conhecimento sobre o desenvolvimento das crianças
  • Mais segurança e preparo para orientar pais e familiares
  • Mais preparo para lidar com situações delicadas em sala
  • Melhora na rotina da sala de aula e na relação com alunos
  • Enriquecimento das atividades pedagógicas
  • Utiliza personagens e benefícios do programa em outros momentos da rotina escolar
  • Alunos se tornam mais abertos ao aprendizado e mais participativos
  • Crianças mais atentas e concentradas
  • Melhora da comunicação com professores e diálogo entre os colegas
  • Evolução significativa nos indicadores de autonomia e responsabilidade
  • Melhor gerenciamento do tempo e dos limites

CONHEÇA UM DE NOSSOS CASES

A Escola Fábula fica em Taubaté (SP). É uma escola de educação infantil, com 100 crianças da faixa etária de 4 meses a 5 anos. Inovadora e aberta, tem como foco a educação integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos e também emocionais e motores.

Ciente de sua missão, a escola havia desenvolvido internamente o Projeto Sentimentos, que buscava trabalhar a educação emocional das crianças. Porém, faltava uma metodologia clara. “O projeto tinha um olhar pedagógico para a questão socioemocional, era incipiente. Ao mesmo tempo, sabíamos da importância da 1ª infância para o desenvolvimento pleno da criança, inclusive socioemocional, por isso precisávamos de um programa mais estruturado para trabalhar as competências emocionais com as crianças”, conta Simone Aline Ferreira Torres, uma das fundadoras da Escola.

SOLUÇÃO COMPARTILHADA

Em 2015, a Fábula passou a procurar um parceiro com expertise em inteligência socioemocional que pudesse desenvolver um programa estruturado junto à escola. A Ludie entrou em cena, indicada pela mãe de um aluno. “A Ludie tinha o conhecimento e a prática, e seu trabalho envolvia desde a criança até os pais. E o melhor: era uma proposta de trabalho compartilhado, uma parceria”, destaca Simone.

Ainda em 2015, a Ludie realizou as primeiras palestras e workshops de sensibilização e capacitação com pais de alunos e professores da Fábula. Todos os trinta funcionários da escola, incluindo professores, foram capacitados sobre aprendizagem socioemocional e se aprofundaram no programa proposto.

RESULTADOS

Segundo as fundadoras da Fábula, Simone e Cristiane, o trabalho com a Ludie mudou o olhar da escola. “Todas as relações subiram de patamar. Entendemos melhor as crianças, mais a fundo, e o acolhimento delas se tornou mais positivo e maduro; ficamos mais próximos dos pais, que acompanham o trabalho e relatam a evolução emocional de seus filhos em casa; e as crianças passaram a falar e a expressar mais claramente suas emoções com professores, pais e colegas, reduzindo conflitos”, pontua Simone. Além disso, os professores da Fábula ampliaram o seu repertório educacional, dispondo de ferramentas e estratégias socioemocionais para lidar com as crianças em sala de aula. “Hoje uso esse aprendizado para ajudar as crianças a identificar seus sentimentos, com isso acolho e entendo melhor cada uma delas”, conclui Tatiane Fernandes, professora do Infantil I.