Touchpoints: saiba o que é e como eles influenciam a vida das crianças

Touchpoints: saiba o que é e como eles influenciam a vida das crianças

Touchpoints são mudanças naturais e conhecê-los ajuda na educação dos pequenos

Pesquisadores vêm se aprofundando cada vez mais nos estudos sobre o desenvolvimento cerebral de crianças e adolescentes e as descobertas podem nos ajudar muito a enfrentar fases desafiadoras.

Dentro dessa questão, é importante considerar os touchpoints, ou “crises do desenvolvimento”, que compreendem algumas situações previsíveis nas quais o comportamento parece regredir, mas, na verdade, trata-se de uma mudança natural para permitir o surgimento de novas habilidades.

Você sabia, por exemplo, que as famosas “cólicas” estão sendo desmistificadas e que aquele choro intenso dos bebês no início da vida estão mais relacionados ao estresse pelo excesso de estímulos do que a dificuldades no aparelho digestivo?

Essas crises também acontecem na adolescência, quando o cérebro passa por várias “podas” e novas conexões estimulam os “comportamentos de risco” que tanto tiram o sono dos pais.

Conhecer esses touchpoints pode facilitar muito nossa atuação na educação dessas crianças.

No vídeo a seguir, o psiquiatra e professor da Universidade Harvard, Joshua Sparrow, comenta alguns desses touchpoints e nos traz dicas interessantes sobre como lidar com os principais deles.

Vale a pena reservar um tempo para assistir!