Webinar LUDIE: Educação, convivência e saúde mental de alunos e professores, como equilibrar as demandas?

Webinar LUDIE: Educação, convivência e saúde mental de alunos e professores, como equilibrar as demandas?

Foco em práticas é o objetivo do Webinar da LUDIE na segunda-feira, 20/7, às 14h

Estruturado nos tópicos Educação, Convivência e Saúde Mental, o Webinar LUDIE acontece na próxima segunda-feira, 20 de julho, às 14h, e terá foco prático para munir os educadores com ferramentas para lidar com o momento atual.

O webinar é online e gratuito. Para participar, é necessário fazer inscrição clicando aqui.

O primeiro tópico, Educação, se debruça sobre a perspectiva de que viemos de um modelo fabril e seguimos essa estrutura. Se nos perguntarmos “para que educamos?” e “por que educamos da forma como educamos?” que respostas teríamos?

O mundo está mudando rapidamente. O que nossas crianças e jovens estão acostumados a utilizar e se interessam é muito novo para nós. Como lidamos com essa geração? Vídeos da Turma do Pica-Pau Amarelo ou Detetives do Prédio Azul? Séries Friends ou Stranger Things? Minecraft, Fortnite ou TikTok?

Quanto à Convivência, o bate-papo online debaterá a importância de “ler os contextos” e investigar os fatores motivadores dos comportamentos. Qual a relação existente entre autonomia, liberdade e responsabilidade? E o qual a importância do sentimento de pertença na realidade escolar? Vamos refletir nessa conversa?

Saúde Mental. Tão importante, requisitada e essencial no momento atual: “Ninguém dá aquilo que não tem”. Esse simples ditado nos mostra a importância de nós, enquanto educadores, também cuidarmos da nossa própria saúde mental. O processo é contínuo, assim como um carro: abasteço, me movo, reabasteço, movo novamente…

Dentro desse contexto, o Webinar busca também abordar a seguinte questão: “Por que o SEL (aprendizado social e emocional) veio parar dentro da escola?”. Adiantamos um pouco: o ser humano é integral e as emoções são parte estrutural do processo de aprendizagem.

Nesse processo, a construção do vínculo é a fórmula do sucesso: “students don´t care how much you know until they know how much you care” (Harvard edX) – Os alunos não se importarão com o que você sabe até que eles saibam o quanto você se importa com eles.

Revivendo Paulo Freire: “Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender”.

Não precisamos ter todas as respostas, mas precisamos estar abertos a todas essas perguntas!

A proposta do Webinar é construí-lo a partir das perguntas feitas ao longo da conversa. Participe você também para juntos “trocarmos ideias”. Nossa fundadora e diretora de conteúdo, Renata Melo, responderá às perguntas e trará explicações práticas sobre a discussão.

Renata é psicopedagoga, especialista em desenvolvimento humano e participa do grupo de estudos e pesquisas em educação moral (GEPEM) da UNICAMP/UNESP.

Tema: Educação, convivência e saúde mental de alunos e professores, como equilibrar as demandas?
Palestrante: Renata Melo
Data: Segunda-feira (20/07), às 14h
Duração: 60 minutos