Psicologia Educacional ajuda escolas a se desenvolverem integralmente

Psicologia Educacional ajuda escolas a se desenvolverem integralmente

Oferecida pela LUDIE, Psicologia Educacional promove melhoria do processo de aprendizagem e das relações na comunidade escolar

A presença do psicólogo na escola reflete no desenvolvimento integral de alunos, professores, coordenadores, gestores e demais colaboradores. Também é o pedido de 64% dos estudantes dos ensinos fundamental e médio ouvidos na terceira edição da pesquisa “Nossa Escola em (Re)Construção”, que “consideram importante” ter psicólogo na escola para atendê-los. O levantamento feito pelo Porvir no final do ano passado ouviu 258.680 estudantes, de 11 a 21 anos, de todo o Brasil – a maioria do sudeste (63,5%).

Compreendendo essa necessidade, a LUDIE desenvolve a Psicologia Educacional, que conta com uma equipe especializada para desenhar, junto aos gestores escolares, uma estratégia de atuação na escola, incluindo um psicólogo capacitado para atuar junto à escola dando suporte a equipe escolar. A Psicologia Educacional objetiva auxiliar a escola com a criação de estratégias que foquem no desenvolvimento integral da comunidade escolar e na construção de uma boa relação família – escola. Com foco na comunidade escolar, a iniciativa busca mediar as interações, sempre olhando para a promoção do desenvolvimento de todos.

Atuação personalizada

Na Psicologia Educacional, disponibilizamos um psicólogo LUDIE para estar presencialmente ou, temporariamente de forma retoma, por um tempo específico na escola. Junto à equipe interna, o psicólogo LUDIE passa a conhecer a realidade, necessidades e desafios escolares e desenha estratégias para promover um aumento no desenvolvimento, olhando para a fluidez das relações.

Nessa atuação, é possível personalizar o trabalho e conduzi-lo contemplando as realidades particulares da escola com atenção a identidade que lhe é própria.

Importância do psicólogo na escola

A importância dos psicólogos educacionais é notória porque tais profissionais podem avaliar com mais clareza e, principalmente, aprofundamento técnico as situações que são próprias do ambiente escolar. Além disso, também auxiliam gestores, coordenadores e professores a lidar com temas complexos, atuando de forma preventiva, e orientam melhorias no processo de aprendizagem e nas relações entre alunos, famílias e equipe escolar.

Além disso, o psicólogo LUDIE desenvolve o seu trabalho em conjunto com os educadores, visando tornar o processo de aprendizagem mais significativo e afetivo pelos alunos. Nesse processo, motivação e atenção as necessidades são pontos-chaves para aprimorar as relações, promover trocas e diálogos. Como resultado alcançamos um maior desenvolvimento de toda equipe escolar e melhoria na relação escola-família, construíndo também um ambiente cooperativo, colaborativo e acolhedor para os alunos, famílias e equipe escolar.

 

Leia também sobre capacitação e acolhimento dos professores.